Brincando e contando historias
JUSTIFICATIVA:
o presente trabalho visa apresentar a proposta de oficina a ser realizada na Escola Municipal Wanda Neves Freitas na cidade Guanambi, com crianças entre 05 e 06 anos de idade num período de quatro horas.
Nesse tempo desenvolveremos atividades como o conto de histórias e brincadeiras, a fim de proporcionar a essas crianças um momento de diversão e vivências essenciais para vida de um ser humano.
Os contos estão envolvidos no mundo das crianças e partem de uma situação real e concreta, para proporcionar emoções e vivências significativas. Neste gênero aparecem seres encantados e elementos mágicos pertencentes a um mundo imaginário que todas as crianças se encantam. Por meio de uma linguagem simbólica dos contos, a criança vem a construir uma ponte de significação do mundo exterior para seu mundo interior, aprendendo valores, refletindo sobre suas ações, desenvolvendo seu senso crítico, sua criatividade, sua expressão e linguagem.
O lúdico favorece a autoestima da criança e a interação de seus pares, propiciando situações de aprendizagem e desenvolvimento de suas capacidades cognitivas. Por meio das brincadeiras educacionais, a criança aprende a agir, tem sua curiosidade estimulada e exercita sua autonomia. A importância da oficina é revelar que a brincadeira, os brinquedos e os contos de histórias são ferramentas que desafiam a criança possibilitando as descobertas, por este valioso motivo é que este projeto foi pensado, elaborado e proposto na temática do eixo interdisciplinar do componente curricular Estágio em Educação Infantil.
A oficina brincando e contando histórias visa trabalhar de uma forma lúdica e de vivência, estimulando o Raciocínio Lógico, a criatividade, auxiliando as crianças no processo de construção do conhecimento.
O desenvolvimento deste projeto pode potencializar essas capacidades, ampliando as possibilidades das crianças de compreenderem e transformarem a realidade. Tendo em vista que, o