Cultura organizacional
CULTURA ORGANIZACIONAL
Baseado no texto “As organizações como sistemas culturais”, em buscas realizadas na internet e em livros como FACES DA CULTURA E DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL e HUMANIZAÇÃO: DESAFIO DA EMPRESA MODERNA , foi possível concluir o seguinte: A Cultura organizacional se destacou como um conceito primordial à compreensão das estruturas organizacionais e até pouco tempo era vista como uma ação passiva. A cultura de uma organização é um conjunto de características que a individualiza e a torna única perante qualquer outra. Assume-se como um sistema de valores, expressos através de rituais, mitos, hábitos e crenças comuns aos membros de uma instituição, que assim produzem normas de comportamento genericamente aceitas por todos.
A cultura organizacional compreende um conjunto de forças importantes que influenciam o comportamento organizacional. Compreende, além das normas formais, também o conjunto de regras não escritas, um padrão de crenças e expectativas compartilhadas pelos funcionários que produzem normas inconscientes. Estas por sua vez, podem moldar poderosamente o comportamento dos indivíduos e grupos dentro das empresas.
Para muitos estudiosos, a cultura significa mais do que as normas ou valores do grupo, traduzindo-se sim numa resposta genérica aos problemas que podem surgir baseada em sucessos conseguidos perante situações passadas.
Formada por um conjunto de características que não são inatas, e que se criam e se preservam através da comunicação e cooperação entre indivíduos numa sociedade, dessa forma, pode-se concluir que a cultura é transmitida ao longo do tempo.
A cultura organizacional se refere a um sistema de valores, compartilhado pelos membros de uma organização e que a difere de uma para a outra. (Robbins, 2002).
Os impactos positivos são produzidos na medida em que se percebe que a cultura é manejável no sentido de otimizar os resultados organizacionais.
A