Modelo celular
1. Caracterizar o tipo celular quanto a sua estrutura e função de cada componente.
Cápsula = camada viscosa externa à parede celular de natureza polissacarídica, e algumas com proteínas; contem antígenos de superfície que conferem propriedades imunológicas; ocorre em muitos tipos de bactérias Gram-negativas e positivas; está relacionada com a virulência da bactéria e confere resistência à fagocitose.
Parede Celular bacteriana = camada resistente entre a membrana e a cápsula que confere proteção e forma; parede rígida permeável responsável pelo transporte de moléculas e íons para nutrição e secreção/excreção e contem determinantes antigênicos úteis na identificação bacteriana; separa as bactérias em 2 grupos: Gram Negativas e Gram Positivas.
Membrana citoplasmática = delimita um único compartimento com DNA, RNA, proteínas e metabólitos; tem estrutura trilaminar da MP eucariótica com receptores, proteínas transportadoras, moléculas da cadeia respiratória. Tem funções de permeabilidade, transporte, produção de energia.
Mesossomos = Invaginações irregulares da membrana dobras, estruturas tubulares ou vesiculares com função de aumentar a superfície da membrana, na respiração (local das enzimas respiratórias) e na divisão celular levando à formação de septos e da parede celular.
Nucleóide = (DNA cromossômico, ou Cromossomo Bacteriano; filamento de DNA circular preso à M. plasmática; codifica de 2.000 a 3.000 proteínas; contem as informações necessárias à sobrevivência da célula e capazes de auto-replicação; não está associado à histonas
Plasmídeos = elementos extracromossômicos no citoplasma; moléculas menores de DNA circular, nº variável; contem genes que não codificam características essenciais, mas conferem vantagens seletivas à bactéria como resistência a antibióticos; são autônomos com autoduplicação independente da replicação do cromossomo; são vetores de clonagem úteis na Engenharia Genética
Ribossomos