O ensino da divisão celular: compreensão de conceitos e uso de modelos
Nos dias atuais, o ensino da divisão celular nas instituições de ensino médio em nosso país (de grande importância tanto para fatores sociais como para o aprendizado) vem enfrentando dificuldades, tornando sua abordagem menos concreta e efetiva.
Fatores que contribuem para isso são a baixa interação presente nos alunos e nos professores para com a matéria, tornando a aprendizagem dependente dos livros didáticos e a ausência de estruturas como equipamentos e laboratórios (que impossibilitam o lecionamento de aulas práticas) e construção de modelos (estruturas representativas) que facilitem o estudo das divisões celulares.
Tomando como foco esses comprometimentos, o nosso projeto de iniciação científica tem como objetivo obter dados de conceitos dos alunos do ensino médio no Ifes sobre genética e divisão celular, busca de artigos e dados necessários para que o aprendizado torne-se mais eficiente, e pesquisar, desenvolver e construir modelos alternativos para o ensino da divisão celular, tais como jogos, representações de EVA e massinha, para que surjam outros métodos efetivos para o melhor compreensão da meiose e da mitose.
Devido à grande dificuldade dos alunos na aprendizagem do conteúdo da Biologia Celular foi elaborado o projeto "O ensino da divisão celular: compreensão de conceitos e uso de modelos didáticos". Esse projeto tem como finalidade a análise dos modelos didáticos e a avaliação do conhecimento dos estudantes do ensino médio. Dentro desse projeto foram divididos 5 temas, nos quais cada bolsista deverá desenvolver um deles.
O meu tema é a avaliação do uso de modelos de EVA na aprendizagem do conteúdo de divisão celular no IFES Vitória. Esse tema visa averiguar a melhoria na aprendizagem da divisão celular a partir de um modelo construído por EVA, por meio de pesquisas, entrevistas e observação da aplicação do modelo.
Ao longo do projeto postarei aqui o