Primeiros Socorros
PRIMEIROS SOCORROS A BORDO
Alex Carlos da Silva
Alessander Costa Vilela
Dayrron Dereck Guimarães Borges
Erick Paulino da Silva
Ismer Guimarães Moraes
Izamara Maria Puhl
Jean Paulo Pedra
Kelmo Naruake Dourado
Marcio de Jesus
Pedro Amaro
Rafael Desani
Wendrei Barbosa
Cuiabá
Junho – 2013
MEDICINA AEROESPACIAL
PRIMEIROS SOCORROS A BORDO
Cuiabá
Junho – 2013
SUMARIO
INTRODUÇÃO
A prestação dos Primeiros Socorros depende de conhecimentos básicos, teóricos e práticos por parte de quem os está aplicando. O restabelecimento da vítima de um acidente, seja qual for sua natureza, dependerá muito do preparo psicológico e técnico da pessoa que prestar o atendimento. O socorrista deve agir com bom senso, tolerância, calma e ter grande capacidade de improvisação. O primeiro atendimento mal sucedido pode levar vítimas de acidentes a sequelas irreversíveis. Para ser um socorrista é necessário ser um bom samaritano, isto é, aquele que presta socorro voluntariamente, por amor ao seu semelhante. Para tanto é necessário três coisas básicas, mãos para manipular a vítima, boca para acalmá-la, animá-la e solicitar socorro, e finalmente coração para prestar socorro sem querer receber nada em troca.
Neste trabalho comentaremos as técnicas de primeiros socorros em vitimas com Urgências Ortopédicas, Parto a Bordo, Parada Cardiorrespiratória, Desmaio, Hemorragias, Queimaduras, Corpo Estranho, Estado de Choque e Transporte de Acidentados.
1. DESENVOLVIMENTO
2. DEFINIÇÃO
Por definição, primeiros socorros são os cuidados imediatos que devem ser dispensados à vítima de um acidente ou mal súbito.Em ambiente restrito, como uma aeronave, eles devem ser feitos no local até a entrega do paciente a uma equipe médica e são destinados a salvar uma vida ameaçada, evitar um agravamento das lesões