História Antiga - Egito
Leia o texto e responda as questões de 1 até 5
O Egito e o Rio Nilo
A civilização egípcia desenvolveu-se às margens do Rio Nilo, localizado no continente africano. O historiador grego Heródoto, em sua obra Histórias, escreveu: “O Egito é uma dádiva do Nilo”, o que significa que toda a vida das comunidades ali fixadas dependia do rio, e que essas comunidades entendiam que o rio era uma divindade. No vale do Rio Nilo desde aproximadamente 7 mil anos atrás comunidades praticavam a agricultura, cultivando diversos alimentos como trigo, alface, pepino e cevada. Acredita-se que o historiador grego Heródoto de Halicarnasso, que viveu no século V a.C, foi o primeiro a registrar que, se não fossem as cheias nessa região desértica, não haveria áreas fertilizadas. Segundo essa afirmação, foi o Nilo, com seus sedimentos, que permitiu o plantio para a subsistência e, portanto, todo o desenvolvimento da civilização egípcia: a economia, a organização da sociedade, a estrutura política, as crenças e práticas culturais dessa população que tiveram por base a sua relação com o rio. A faixa de terra fértil do Egito é estreita e se estende por poucos quilômetros, a partir de suas margens.
1. A frase do historiador grego Heródoto “Egito uma dádiva do Nilo” que visitou o Egito no século V.a.C permite a compreensão da relação entre:
(A) religião e sociedade.
(B) religião e poder.
(C) sociedade e natureza.
(D) divindade e natureza.
2. A frase do historiador grego Heródoto “Egito uma dádiva do Nilo” permite a compreensão de que o Nilo foi muito importante para o Egito pois se tratava de:
(A) um rio
(B) um vale
(C) um monumento
(D) uma escultura
3. Uma das principais atividades econômicas no Egito era:
(A) a pecuária
(B) a agricultura
(C) a escultura
(D) a