Primeiros socorros
DEP. JESUALDO CAVALCANTE BARROS
CURSO: LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA
DISCIPLINA: PRÁTICA E PESQUISA EDUCACIONAL 1
PRIMEIROS SOCORROS
ACADÊMICOS:
DELMA, IDALINA PUGAS, LAIANE DA CONCEIÇÃO, SOELMA E ROBÉRIO.
CORRENTE-PI
CORTES E ARRANHÕES: Lave bem o local, primeiramente com água limpa e sabão e depois com água oxigenada. Enxugue com algodão ou gaze e aplique mercurocromo, álcool ou outro anti-séptico. O importante é manter o ferimento limpo. Para isso, cubra-o com um pedaço de gaze esterilizada ou band-aid. Nunca use esparadrapo diretamente sobre a ferida. Ele serve apenas para prender a gaze.
HEMORRAGIA FRACA É comum certos ferimentos sangrarem durante alguns minutos, cessando depois naturalmente. Mas se, passando algum tempo, o sangue continuar a escorrer, é porque esta havendo uma hemorragia. Procure, então, comprimir o ferimento com uma gaze ou um pano limpo durante cerca de cinco minutos, trocando-o sempre que estiver ensopado de sangue. Cessada a hemorragia, faça um curativo como indicado anteriormente.
QUEIMADURAS LEVES Lave a área afetada com água limpa. Depois, passe vaselina esterilizada, mercurocromo ou bicarbonato de sódio dissolvido em água (uma colher de chá para um litro de água). Por último, cubra a queimadura com uma gaze froxa, para evitar contaminação.
No caso de queimaduras graves, é indispensável socorro imediato.
ENGASGO
Deixe a pessoa tossir para expelir o material que causou o engasgo. Se não der resultado, faça-a ficar com cabeça baixa: colocar a cabeça entre os joelhos, por exemplo, ou, se estiver deitada, para fora da cama ou do sofá. No caso de a vítima ser uma criança pequena, coloque-a de cabeça para baixo e bata de leve nas suas costas. Mas se essas providenciam não derem resultado rápido e satisfatório, procure