Histologia animal
INTRODUÇÃO Partindo do principio a nossa memoria estar sujeita a esquecimento devido a acumulação das informações recebidas diariamente permitindo assim a incapacidade de retenção criou-se o mecanismo para tornar fácil a este facto de modo a facilitar ao escritor reler os acontecimentos passados a tempo.
Condições para tomada de notas e apontamentos Segundo Howe (1974), mostra que existe uma correlação entre a capacidade de tirar apontamento e a facilidade de aprender. Tomar apontamento é seleccionar as informações, a reelaborá-las, reorganizá-las e, sobretudo levar ao leitor a tomar parte activa e aumentar.
Para uma boa elaboração dos apontamentos consideram-se dois passos fundamentais que são: * Concentração e audição.
Tipos de apontamentos
a) Apontamento por palavra-chave
É o tipo de apontamento mais vulgar em que se faz uma lista de palavras não articuladas por concepção; onde a relação entre elas é dada por contexto. Nota-se que os sublinhados servem de guia na redacção dos apontamentos na medida em se assinala a palavra-chave.
Este tipo de apontamentos tem riscos em termos de subentender as relações, elas podem parecer evidentes no momentos de tirar mais na realidade podem vir a faltar quando voltar a ser lido depois de algumas horas ou dias. As listas de palavra-chave podem ser estruturadas em diversos níveis indicados por número, letras, sublinhados, palavras circuladas a lápis ou somente a outro elementos que possa servir de apoio.
b) Apontamentos por pequenas frases Este usa preposições de estruturas elemento mais completa. De salientar que este tipo de apontamento com pequenas frases completas é os que melhores se prestam a um estudo feito a longo