Portifólio
O striping é uma técnica na qual os dados são divididos e gravados em diversos discos, ou seja, quando os dados são gravados eles são divididos em pedaços iguais e cada pedaço é gravado em disco diferente. Com isso, o tempo de acesso também e dividido, possibilitando um melhor desempenho.
Espelhamento consiste em gravar uma mesma informação em mais de um disco. Com isso garante-se uma maior confiabilidade das informações, pois se houver problemas em um disco, as informações passam a ser recuperadas do local onde está a cópia (espelho).
Os conjuntos RAID são divididos em 5 níveis, de acordo com a técnica utilizada, vamos ver como se classificam.
RAID-0
No striping, ou distribuição, os dados são subdivididos em segmentos consecutivos (stripes, ou faixas) que são escritos sequencialmente através de cada um dos discos de um array, ou conjunto. Cada segmento tem um tamanho definido em blocos. A distribuição, ou striping, oferece melhor desempenho comparado a discos individuais, se o tamanho de cada segmento for ajustado de acordo com a aplicação que utilizará o conjunto, ou array.
RAID- 1
É o nível de RAID que implementa o espelhamento de disco, também conhecido como mirror. Para esta implementação são necessários no mínimo dois discos. O funcionamento deste nível é simples: todos os dados são gravados em dois discos diferentes; se um disco falhar ou for removido, os dados preservados no outro disco permitem a não descontinuidade da operação do sistema.
RAID-2
RAID 2 é similar ao RAID 4, mas armazena informação ECC (Error Correcting Code), que é a informação de controle de erros, no lugar da paridade. Este fato possibilita uma pequena proteção adicional, porém o