Analise
ANÁLISE INSTITUCIONAL
Trabalho Acadêmico da disciplina de Estágio em Serviço Social I
Professora: Maria Suzete M. Lopes
Aluno: Douglas Marques
Canoas abril de 2009
BREVE HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO A história de Jacobina Meurer A denominação do Centro de Referência é uma homenagem a história de Jacobina Meurer. Em consulta on-line sobre o filme “As Paixões sobre Jacobina1” consta que:
Ela era esposa de José Meurer, pessoa muito querida na região. Eles eram respeitados porque tinham começado a tratar da população das redondezas. A casa deles estava cada vez mais cheia de doente. Foi nessas circunstâncias que Jacobina caiu em cama. Todos rezaram muito por ela. Depois de beirar a morte ela se salva, e adquire uma aura de quase deusa. Como conseguinte, Jacobina começa a realizar algumas leituras bíblicas e começa a angariar fiéis para uma seita (...). Depois de algum tempo, a seita estava muito grande. Todos levavam seus doentes para serem tratados com os Meurer e ouvir a leitura de Jacobina, que a essa altura já era a própria santa. Ai, que começam os tormentos. Católicos e protestantes se unem para tentar salvar seu rebanho. Primeiro com ameaças. Depois com a força. Houve um grande massacre, no Ferrabras, conduzido pela intolerância das instituições religiosas da época.
O contexto político – social durante o surgimento do Centro Jacobina O Centro de Referência é resultado de uma história de vinte e cinco anos de luta de movimento de mulheres do Município de São Leopoldo, até o final de 2004 sem terem sido acolhidas pelos governantes do municípo. O relato destas mulheres dão conta que suas reivindicações eram literalmente, engavetadas. Em 2005, quando ocorre uma mudança de interesses, advinda das propostas de governo do Partido dos Trabalhadores, ocorre então a escuta destas reivindicações, que culminou na criação da Coordenadoria Municipal das Mulheres. Então em 19 de outubro de 2006 ocorreu a criação do Centro Jacobina –