Histologia Animal
Prof. Lucas Alexim
- A histologia estuda a estrutura e o funcionamento dos tecidos. Nesse caso específico, iremos estudar os tecidos animais. Os tecidos animais são divididos em quatro tipos fundamentais:
• Tecido epitelial
(De revestimento e glandular)
• Tecido conjuntivo
(TCPD frouxo e denso, ósseo, sanguíneo, adiposo e cartilaginoso)
• Tecido nervoso
• Tecido muscular
(Estriado esquelético, estriado cardíaco e não estriado)
- Todo tecido é um conjunto de células que desempenham uma determinada função dentro do organismo. Essas células estão rodeadas de muito ou pouco material intercelular. Todo o organismo de um animal é formado pela combinação e organização desses quatro tecidos fundamentais.
TECIDO EPITELIAL DE REVESTIMENTO
- As células são muito unidas entre si, com pouquíssimo espaço e material intercelular.
- É um tecido avascularizado, pois não possui vasos sanguíneos, e por isso, recebe nutrientes por difusão a partir de vasos sanguíneos encontrados no tecido conjuntivo subjacente (membrana basal).
- Sua principal função é revestir e proteger a superfície externa do corpo, os órgãos e as cavidades corporais internas. Mas também absorvem substâncias (epitélio intestinal) e trabalham na percepção de sensações. - Os epitélios de revestimento variam muito nos diferentes órgãos, podendo apresentar células de diferentes formatos e uma ou mais camadas celulares. Epitélios formados por uma camada de células são chamados de simples, e epitélios formados por duas ou mais camadas celulares são chamados de estratificados. E ainda, existem epitélios formados por uma única camada de células, porém algumas células são menores que as outras, por isso esse epitélio é classificado como pseudoestratificado. CRITÉRIO
Número e aparência das camadas celulares
NOME
1- Simples
2- Estratificados
3- Pseudoestratificados
Forma das células
1- Pavimentoso
2- Cúbicos
3- Prismáticos
4- De transição
CARACTERÍSTICAS
- Uma única camada celular - Mais de uma camada