Primeiros socorros em fraturas, luxações e lesões
Fraturas/Luxações/Lesões
As fraturas variam desde uma rachadura mínima na superfície do osso, uma divisão parcial, até uma quebra total do osso.
Fraturas podem ser causadas por um impacto repentino, por compressão ou tensão repetitiva. Uma fratura deslocada ocorre quando as superfícies quebradas do osso são forçadas a sair das suas posições normais. Existem vários tipos de fraturas deslocadas, dependendo do angulo e da intensidade do impacto. Uma fratura por compressão ocorre quando o osso esponjoso, como nas vértebras, é esmagado.
Fraturas por tensão são causadas pela aplicação prolongada ou repetida de uma força sobre o osso; elas ocorrem em maratonistas e nos idosos, nos quais uma tensão mínima, como tossir, pode causar uma fratura. Deficiências nutricionais ou certas doenças crônicas como a osteoporose, que enfraquece os ossos, aumentam a probabilidade de fraturas. Se um osso fraturado enfraquece sobre a pele, a fratura é descrita como fechada ou simples e existe baixo risco de infecção. Se as extremidades do osso fraturado se projetam através da pele, a lesão é descrita como aberta ou composta ( Fratura exposta), existindo o perigo de sujeira penetrar no tecido ósseo e causar contaminação microbiana.
1º - Deve-se observar o local da fratura;
2º - Imobilizar o local;
3º - Pode-se aplicar gelo no local para diminuir a dor, inchaço e hematoma;
4º - Encaminhar ao médico com urgência; Nota: Jamais tentar colocar o osso no lugar! Além da possibilidade de agravar a situação da fratura dificulta aos médicos no exame para verificar a integridade das estruturas ao redor do osso.
5º - Caso haja hemorragia no local da fratura faça uma compressão segurando o membro na posição oposta ao do fluxo sanguíneo.
Fratura na Coluna
Em caso de a fratura ser na coluna o mais indicado é não mexer na vitima. Neste caso ligue para a emergência e aguarde, pois, os movimentos feitos com a vitima deverão ser mínimos e podem agravar a