primeiros socorros
Introdução: 2
O que são luxações? 2
1- Quais são os tipos de luxações? 2
2- Quais são as causas das luxações? 2
3- Quais são os sinais e sintomas das luxações? 2
4- Como o médico diagnostica as luxações? 3
5- Como as luxações são tratadas? 3
6- Quais são os primeiros socorros a serem prestados em casos de luxações? 4
7- Como evoluem as luxações? 5
Referência bibliográfica. 5
Introdução:
O que são luxações?Clique para avaliarCancelar
Uma luxação1 é um deslocamento repentino e duradouro, parcial ou completo de um ou mais ossos de uma das articulações2 do corpo. Em geral, uma luxação1 acontece quando uma força externa atua direta ou indiretamente sobre uma articulação3, empurrando o osso para fora da sua posição normal. É muito comum que isso aconteça nos traumas de certa intensidade. Embora seja possível ocorrer luxação1 em qualquer articulação3, os locais mais comuns são ombros, dedos, joelhos, punhos e cotovelos.
1- Quais são os tipos de luxações?
Uma luxação1 pode ser completa ou incompleta. Chama-se luxação1 completa aquela em que os segmentos ósseos que constituem a articulação3 ficam completamente desunidos e luxação1 incompleta (ou subluxação) aquela em que a união dos segmentos ósseos é reduzida, mas não é completa.
Na maioria das vezes a extremidade do osso deslocado fica no interior da cápsula articular4 (luxação1 intracapsular), mas em alguns casos ela fica no exterior da mesma (luxação1 extracapsular).
2- Quais são as causas das luxações?
Na maioria das vezes, a luxação1 é provocada por um traumatismo5 violento incidindo sobre a articulação3. O traumatismo5 pode também incidir indiretamente como acontece, por exemplo, em caso de luxações da articulação do ombro6 provocada por uma queda em que o indivíduo se apoia sobre o cotovelo ou a mão7.
A luxação1 pode resultar de um movimento ou torção8 violento, súbito e intenso como quando uma criança caminha de mão7 dada com um adulto e tropeça. Em alguns casos, a luxação1 é originada