Primeiros socorros - Convulsões, Desmaios e Afogamentos
Primeiros socorros
-
Convulsões, Desmaios e Afogamentos
1. Introdução
Neste trabalho iremos fazer uma abordagem sobre três tipos de acidentes que qualquer pessoa está sujeita. Iremos apresentar o que é o acidente, como ele acontece, porque ele é causado, o dia a dia de uma pessoa que já sofreu ou sofre, soluções e primeiros socorros.
2. Convulsão
É um distúrbio que se caracteriza pela contratura muscular involuntária de todo o corpo ou de parte dele, provocada por aumento excessivo da atividade elétrica em determinadas áreas cerebrais.
As convulsões podem ser de dois tipos: parciais (focais) quando apenas uma parte do hemisfério cerebral é atingida por uma descarga de impulsos elétricos desorganizados, ou generalizadas, quando os dois hemisférios cerebrais são afetados.
2.1. Causas
Em alguns casos, não é possível identificar a causa da convulsão. Nos outros, entre as causas prováveis, podemos destacar:
Febre alta em crianças com menos de cinco anos;
Doenças como meningites, encefalites, tétano, tumores cerebrais, infecção pelo HIV, epilepsia, etc;
Traumas cranianos;
Abstinência após uso prolongado de álcool e de outras drogas, ou efeito colateral de alguns medicamentos;
Distúrbios metabólicos, como hipoglicemia, diabetes, insuficiência renal, etc;
Falta de oxigenação no cérebro.
2.2. Dia a Dia
Por se tratar de uma doença sempre interligada a algum outro fator dificilmente ela é prevista. Quem sofre as crises e quem as acompanha relata ser uma das cenas mais terríveis e tristes já vistas.
Para entender melhor tomamos como exemplo o menino Guille que desde seus 2 anos sofre com a SÍNDROME DE ANGELMAN que em 99% dos casos gera convulsões. Em depoimento em um blog pessoal, a mãe do menino conta que é assustador ver o filho ainda pequeno passar por uma convulsão, e mais ainda sabendo que ela tem que manter a calma para evitar lesões posteriores na criança. Desde que