1º socorros
De
Primeiros Socorros
Ibicuí 22 de março de 2015
Índice
.Introdução
.Conteúdo
_Hematoma e edema
_Hemorragia
_Ferimentos
_Queimaduras
_Asfixia
_Intoxicação
_Fraturas
_Convulsão
_Tonturas e desmaio
_Parada Cardiorrespiratória
_Envenenamento
-Afogamento
-Choque elétrico
-AVC
.Conclusão
Hematoma e Edema
Hemorragia Externa
O problema é causado quando: Algum tipo de batida, apesar de não afetar a pele, acaba atingindo pequenos vasos sanguíneos (capilares). Esses canais se rompem, o sangue vaza, e fica preso debaixo da superfície da pele. O local, então, muda de coloração.
Geralmente, hematomas são doloridos e apresentam inchaço.
Existem três condições para o problema: subcutâneo, intramuscular e periosteal (quando atinge o osso, é o caso mais grave de hematomas). Edema é o inchaço causado pelo excesso de líquidos nos tecidos do corpo. Apesar do edema poder afetar qualquer parte do corpo
Tratamento e Prevenção: O método para tratar consiste em tomar medidas para que a recuperação seja mais rápida.
Primeiramente, aplicar gelo assim que o machucado ou
Edema aparece não só mantém o inchaço em um nível menor, como faz com que o fluxo sanguíneo diminua na área, assim como o tamanho do hematoma.
As hemorragias externas dividem-se em: Arterial, venosa e capilar. Nas hemorragias arteriais, o sangue é vermelho vivo, rico em oxigênio, e a perda é pulsátil, obedecendo às contrações sistólicas do coração. Esse tipo de hemorragia é particularmente grave pela rapidez com que a perda de sangue se processa.
As hemorragias venosas são reconhecidas pelo sangue vermelho escuro, pobre em oxigênio, e a perda é de forma contínua e com pouca pressão. São menos graves que as hemorragias arteriais, porém, a demora no tratamento pode ocasionar sérias complicações.
As hemorragias capilares são pequenas perdas de sangue, em vasos de pequeno calibre que recobrem a superfície do corpo.
Pequenas médias: Grandes hemorragias podem ser detidas pela obstrução do fluxo sanguíneo, com as mãos