1º socorros
Um operador de equipamento pesado, de 31 anos de idade, sofreu uma contusão quando um pneumático industrial explodiu e o lançou a 3 m. Ele esta inconsciente, com respiração lenta e pulso rápido. Tem uma fratura exposta da perna esquerda com intenso sangramento, fratura em osso do antebraço direito e evisceração do intestino.
1. Explique como deveria ser o atendimento primário deste paciente no local do acidente.
2. Após a imobilização da fratura da tíbia, o paciente referiu intensa dor, qual seria a melhor conduta neste momento até a chegada dos profissionais da saúde?
1-Nesse caso aplicar a b c d e em primeiro lugar tendo em vista a fratura exposta, seguir o protocolo que segue os princípios de imobilização e a imobilização das extremidades. Imobilizando a vitima sem tentar colocar o osso no lugar, estancar o local no caso da fratura exposta da perna esquerda. No caso de fratura em osso do antebraço direito devemos Imobilizar uma articulação acima e outra abaixo do foco da fratura. Verificar sensibilidade, perfusão e o pulso distal antes e após a imobilização, as talas devem ficar firmes, mas não a ponto de provocar isquemia. Já no caso da evisceração do intestino deveram comprimir para evitar a perda de sangue que pode ocasionar um choque hipovolêmico.
2-conversar com a vitima passando calma, conscientizando de que tudo vai ficar bem. Não devemos dar nenhum analgésico para o paciente, pois a dor é o caminho para que o socorristas conseguirem identificar onde esta o problema, um paciente sem dor pode dificultar ainda mais o atendimento.