Primeiros habitantes da america
De acordo com as pesquisas mais recentes, a espécie humana se originou na
África. À medida que os primeiros ancestrais do homem moderno evoluíam física e culturalmente, parte deles ia se deslocando para ambientes diferentes e ocupando outros continentes. O último continente a ser povoado foi a América.
Atualmente, as hipóteses válidas para explicar como se deu e em que época ocorreu a ocupação da América baseiam-se em estudos arqueológicos. Mas cada vez que novos vestígios arqueológicos são encontrados e interpretados, todo o conhecimento produzido sobre aquele assunto tem de ser revisto e atualizado. Desse modo, as conclusões dessas novas pesquisas podem reforçar, negar ou reformular teorias anteriores.
Existem controvérsias sobre a data das primeiras migrações para a América do Norte, pois pesquisas recentes questionaram o que se supunha até então sobre a chegada do Homo sapiens nos territórios que hoje chamamos de continente americano.
A teoria tradicional baseia-se nos achados do sítio arqueológico de Clóvis, no Novo México, Estados Unidos. Os vestígios ali encontrados sugeriram que a ocupação daquele sítio no passado ocorreu há aproximadamente 11.400 anos. Pontas de flechas e ossos de mamutes indicavam que esses primeiros habitantes eram caçadores e dominavam técnicas apuradas para a fabricação de ferramentas e de outros objetos. Segundo essa teoria, os primeiros povoadores da América vieram da Ásia, atravessaram o estreito de Bering e chegaram à América do
Norte. Essa travessia teria ocorrido durante a última Era Glacial, quando o nível dos mares baixou e uma ponte de gelo teria surgido ligando a Ásia à América do Norte, o que teria facilitado a travessia desses grupos