Primeiros habitantes de America
Este trabalho tem como intenção abordar a questão dos primeiros habitantes na América. Para a materialização do mesmo recorreu-se a pesquisa bibliográficas de obras relacionadas com o tema partindo da análise documental de fontes escritas.
Objectivo Geral
Compreender os primeiros habitantes da América
Objetivos específicos
Explicar as diferentes teorias sobre a origem dos Americanos.
Caracterizar a sociedade e falar da sua sedentarização
Indicar o panorama político e religioso e a situação economia.
Os primeiros habitantes da América
Localização Geográfica BIRDSELL (1951: 305) afirma que América é a segunda maior massa de terra do planeta, depois da Ásia, com uma área de aproximadamente 42.262.142 km², cobrindo 8,3% da área total do planeta. Ela se estende de norte a sul do Cabo Columbia (58 ° N, Canadá), no Oceano Ártico até as ilhas Diego Ramirez (56 º S, Chile). Seu ponto mais oriental corresponde ao Cabo Branco no Brasil (34°47'W) e o mais ocidental corresponde a ilha Attu nas ilhas Aleutas (173°11'E).
Mapa
Titulo: Mapa geográfico da América
Fonte; http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/Continentes/America/
Teorias de Povoamento da América
A Teoria de Povoamento pelo estreito de Bering Segundo GENDROP (1978: 34) os primeiros habitantes da América descendiam de caçadores, que saíram da Sibéria Oriental, na Ásia. Entre 50 mil e 12 mil anos atrás, atravessaram o estreito de Bering e alcançaram a América do Norte durante a última glaciação. Dali, os grupos nómadas e seus descendentes foram espalhando-se pelo continente americano. Durante a última glaciação, os territórios que hoje correspondem ao Alasca e à Sibéria, estavam unidos por um istmo de gelo, que formava uma passagem entre a Ásia e a América. Quando a temperatura do planeta voltou a subir, esse istmo de gelo se desfez, formando o actual estreito de Bering. Conhecido por "Imakpik" pelos russos, o Estreito de Bering1 é um canal marítimo