Primeiro Reinado, Regências e Segundo Reinado
Disciplina: História
Professora(a): Juliano Dilmar Frena
Alunos: Diego Alan Nedel e Felipe Locks
Primeiro Reinado, Regências e Segundo Reinado
1. Traçar um perfil da política e da sociedade do Brasil durante as mudanças do Primeiro Reinado, das Regências e do Segundo Reinado.
R: Primeiro Reinando: foi marcado pelo governo de D. Pedro I e seu autoritarismo político. A história do Primeiro Reinado foi marcada por fatos importantes para a política brasileira, como a Assembleia Constituinte (1823), a Constituição de 1824, a Confederação do Equador (1824), a Guerra da Cisplatina, em 1825, e a abdicação de D. Pedro I (1831).
Dom Pedro I governou o país adotando muitas medidas que revoltaram a população e mancharam seu governo (como a criação do poder moderador; convocação de um ministério composto por seus "amigos"; etc). A política brasileira tinha um caráter elitista e excludente onde somente membros da elite (latifundiários, comerciantes, militares...) participaram do exercício do poder junto ao imperador.
No decorrer do Primeiro Reinado, D. Pedro começou a desagradar a elite brasileira, pois com o argumento de que era necessário garantir a unidade nacional, o imperador D. Pedro I impôs uma Constituição que lhe atribuía poderes absolutos, ou seja, renunciou. iria atender somente a seus interesses autoritários, decisão que causou revoltas em diversas regiões do país.
Sem conseguir se impor diante de uma oposição política cada vez mais forte no Brasil e aparentemente muito interessado no processo sucessório da Coroa portuguesa, D. Pedro I renunciou.
Regências: Foi caracterizado por uma política conservadora e autoritária que fomentou diversas revoltas no Brasil. O poder estava dividido nas mãos de três regentes, eleitos pelo Legislativo, que iriam governar o país até que Dom Pedro II, completasse 18 anos. Para muitos historiadores, o sistema político desenvolvido na época tinha alguma