primeira revolução industrial e mercantilismo
Introdução
A introdução a seguir irá descrever os aspectos da Primeira Revolução Industrial, falará também sobre o conceito do Mercantilismo e seus principais objetivos e princípios.
Mercantilismo
O Mercantilismo é um conjunto de práticas econômicas impostas pelo Estado absolutista na época moderna, tinha como objetivo obter e preservar a riqueza. A concepção predominante parte da premissa de que a riqueza de uma nação é determinada pela quantidade de ouro e prata que ela possuí. Ao mesmo tempo os governantes consideravam que a riqueza que existia no mundo era fixa, não poderia ser aumentada, portanto, para um país poder enriquecer outro deveria empobrecer. Essa concepção ocasionou no acirramento da disputa entre as nações.
Podem-se definir três modelos principais do Mercantilismo: balança comercial favorável, pacto colonial e protecionismo.
A Espanha acumulou grande quantidade de riqueza a partir da exploração de seus territórios coloniais na América. Para o país, o colonialismo foi a base de acumulação de riqueza metalista. Os demais países europeus, que não obtinham metais através da exploração direta, desenvolveram uma política com o objetivo de obter uma “balança comercial favorável”, procurando aumentar suas exportações e restringir as importações. Dessa forma os ganhos seriam maiores que os gastos, impostos pelo país em questão.
Os metais preciosos permitiriam ao governo comprar armas, contratar soldados, construir navios, pagar funcionários e custear as guerras.
O caso espanhol demonstrou, entretanto, o quanto era enganosa a política metalista. A Espanha era, no século XV o país mais rico da Europa em consequência do ouro e da prata oriundos de suas colônias da América. O atraso do comércio das manufaturas e da agricultura espanhol, entretanto, obrigava a Espanha a importar de outros países europeus a quase totalidade das mercadorias necessárias ao seu consumo. Como essas importações eram