um mundo em rede e a formaçao da economia mundial
Redes: Sistema integrado de fluxos.
Técnica: Conhecimentos e habilidades empregados intencionalmente para realização de uma finalidade. Ex.: cultivo de milho.
Tecnologia: Aplicação de conhecimentos científicos á produção de objetos úteis. Ex.: Siderúrgica.
Há dez mil anos, a principal atividade era a agricultura. Antes da Era Comum (“Era Cristã”), a organização política e econômica era baseada nas represas e cidades. Já no final do século XVIII, com a Revolução Industrial, intensificou-se o meio técnico.
A Revolução Industrial representou a substituição do uso da energia humana ou animal pela energia mecânica nos processos de produção de artefatos. A combustão do carvão mineral e a máquina a vapor aumentaram a produtividade, inaugurando a era industrial. As ferrovias e os navios a vapor promoveram uma revolução nos meios de transporte, desencadeando um crescimento inédito do comércio internacional. Os meios de transporte e de comunicação contemporâneos conectam diversas partes do mundo. Praticamente todas as paisagens incorporaram as marcas das técnicas do trabalho humano.
Economia-mundo: Incorporação de todos os povos e continentes nos fluxos mercantis e circuitos de investimentos centralizados pelas potências industriais.
Redes intermodais: Combinação do uso de diferentes modalidades de transporte a fim de reduzir o custo de transporte. Ex.: combinação de hidrovias, ferrovias, rodovias e aerovias.
Aldeia Global (Marshall MacLuhan): Termo com o intuito de indicar que as novas tecnologias eletrônicas tendem a encurtar distâncias e o progresso tecnológico tende a reduzir todo o planeta à mesma situação que ocorre em uma aldeia: um mundo em que todos estariam de certa forma, interligados.
Revolução Tecnocientífica: Ocorreu após a década de 1970, caracterizada pela substituição das tecnologias baseadas no petróleo, eletricidade, eletrônica e na indústria química, pela tecnologia da informação, ou seja, a informática, caracterizada