Primeira lei da termodinâmica
Este resenha irá abordar o capitulo 5 do livro............................................, do autor ..............................................
Primeira Lei da Termodinâmica
Essa lei diz que, em todo sistema isolado em que há troca de calor e trabalho com o meio externo e em que, durante essa transformação, realiza-se um ciclo (o estado inicial do sistema é igual ao estado final), a quantidade de calor (Q), trocada entre o sistema e o ambiente é medida pela soma entre o trabalho (W) realizado, e a variação de energia interna (dE):
Q = W + dE
Q – É a energia transferida, em forma de calor, entre o sistema e o ambiente.
Apresenta sinal positivo se transferido calor para dentro do sistema, e sinal negativo se transferido calor para fora do sistema.
W – É a energia transmitida entre o sistema e o ambiente devido à falta de equilíbrio mecânico (forças não balanceadas).
Apresenta sinal positivo quando a realização de trabalho aumenta a energia e/ou o volume do sistema, e sinal negativo quando a realização de trabalho diminui a energia e/ou o volume do sistema. dE – É a capacidade total que um sistema tem de realizar trabalho.
A energia interna aumenta se calor é absorvido ou se trabalho é realizado sobre o sistema.
Exemplo de um sistema termodinâmico:
P B C
A D V
Conclusões definidas a partir do estudo de um sistema termodinâmico:
O valor do trabalho de compressão ou expansão do gás varia de acordo com a pressão externa do gás;
Quando o volume é constante o valor do trabalho é zero. W=0, Q=dE;
Quando volume é menor que zero, o sistema sofre trabalho do ambiente. W0;
Podemos levar o sistema de um estado A, para um estado B, realizando