Primeira Lei da Termodinâmica
Aluno: Elton Santos Souza
Aluno: Leandro Cerquiari
Aluno: Monique Teodoro
Aluno: Vinicius Lima
Primeira Lei da Termodinâmica
Relatório apresentado a disciplina Física Experimental II do Curso de Bacharelado em Química Tecnológica do Centro Universitário Hermínio Ometto-Uniararas.
Prof. Msc. Carlos Miranda Awano
Araras, SP
Novembro / 2013
1. Introdução
Ao estudar alguns fatos históricos sobre a busca de novas fontes de energia e formas de realização de trabalho percebemos que o homem utilizou diversos recursos.
Em função dessas descobertas vimos que tanto o calor como o trabalho e a energia interna são formas de energia e que, pelo que conhecemos de sistemas mecânicos, a energia se conserva e existe uma relação entre trabalho e energia.
Com base nos estudos realizados no decorrer da história, vimos que a Primeira Lei da Termodinâmica trata do balanço energético entre as energias inicial e final do sistema, a energia fornecida e o trabalho realizado pelo sistema, ou seja, podemos afirmar que em qualquer processo termodinâmico analisado, a quantidade de calor Q recebida pelo sistema é igual ao trabalho realizado por ele mais a variação da energia interna.
Assim, podemos expressar a primeira lei da termodinâmica, em termos matemáticos, da seguinte maneira: A primeira lei da termodinâmica refere-se a um processo, pois tanto o trabalho quanto o calor não podem ser medidos ou calculados para um único estado termodinâmico. Essas duas grandezas só têm significados quando medidas em instantes diferentes.
Ao referirmos à primeira lei da termodinâmica podemos dizer que ela nada mais é do que a lei da conservação da energia, ou seja, em um processo termodinâmico, a energia total de um sistema se conserva. Dessa forma, podemos dizer que