Primeira lei da termodinamica
A primeira lei é formulada também pelo conceito de Energia Interna, que é a energia associada a energia cinética dos átomos e moléculas e interações internas ao sistema. A energia interna não envolve outras energias cinéticas e potenciais, com a relação da parte exterior do sistema. A variação de energia interna ΔU é medida pela diferença da quantidade de calor (Q),trocado pelo sistema com o seu exterior, e seu trabalho realizado(W), que é dada pela equação ΔU = Q – W.
Onde o Trabalho (W) é a energia transferida para um objeto ou de um objeto através de uma força que age sobre esse objeto. Quando a energia é transferida para o objeto, dizemos que o trabalho é positivo e quando a energia é transferida do objeto, o trabalho é negativo. Sendo assim, o trabalho nada mais é que a energia gasta para realização de um movimento, movimento esse que é realizado atravez da relação de uma força (já que todo trabalho é a transferência de energia por conta da força aplicada.) e de seu deslocamento, portanto temos que W = F*d.
Sendo assim temos que a definição de calor, que é a energia transferida por meios não mecânicos, é dada pela diferença entre a variação da energia interna e o trabalho realizado. Portanto o calor é compreendido como a energia que transita entre um sistema e sua