Primeira Guerra Mundial – Resumo de História para ENEM e Vestibular
Categorias: História, Resumos
verascope-ww1-1-copy Fotografia da Primeira Guerra encontrada pelo fotógrafo Chris A. Hughes
O que foi a Paz Armada?
O período que antecedeu a Primeira Grande Guerra ficou caracterizado por tensões e conflitos entre os principais países imperialistas. Essas divergências resultaram nos blocos de sustentação das principais potências (que é o Sistema de Alianças). Esses blocos visavam o fortalecimento da posição externa das potências e ao enfraquecimento dos adversários.
Dessa forma, esse período ficou classificado como Paz Armada.
Formação de Alianças
Veja alguns tópicos que influenciaram na formação de alianças que desencadearam a guerra:
A incorporação da Alsácia-Lorena ao território Alemão não era aceita pela França. Isso fez com que existisse um fenômeno conhecido como Revanchismo, onde a França necessitava de uma “revanche” contra a Alemanha. A Sérvia (pequeno país localizado nos Balcãs) fomentava agitações nacionalistas dentro do Império Austro-Húngaro, o que gerava frequentes atritos entre esses dois países. A Rússia, por sua vez, protegia a Sérvia devido ao seu Paneslavismo: movimento político e sociocultural onde os russos se denominavam protetores “Naturais e Reais” de todos os eslavos submetidos à dominação estrangeira. A Inglaterra e a França identificaram a Alemanha como seu inimigo em comum, o que fez com que se aproximassem no território e no mercado. A Itália entrou abertamente em confronto com a França por interesses divergentes (sobretudo ao norte da África).
Tais acontecimentos culminaram na organização das alianças, o que levou em consideração os objetivos dos países integrantes:
1. Tríplice Aliança
Alemanha, Áustria-Hungria e Itália.
2. Tríplice Entente
França, Inglaterra e Rússia.
Atentado de Saravejo: Estopim da Guerra
No dia 28 de Junho de 1914, o príncipe herdeiro da coroa austro-húngara,