capitalismo
O capitalismo tem o condão de conseguir transformar qualquer desgraça numa oportunidade de negócio. Uma dessas oportunidades que se começa a desenhar tem a ver com o aquecimento global que está a levar a uma acelerada diminuição das calotes polares, um processo mais rápido no Ártico. A questão é analisada num interessante artigo de Scott Borgerson no último número da Foreign Affairs.
Só no último quarto de século a região perdeu 40% da sua camada de gelo permanente. E porque é que isto é uma oportunidade de negócio? É que o Artico é riquíssimo em recursos naturais e geológicos, desde a pesca ao petróleo e ao gás natural. Mas todas estas riquezas estavam escondidas sob centenas de metros de gelo impenetrável.
Para além disso o recuo do gelo vai permitir a abertura da mítica passagem do Noroeste,permitindo a navegação entre o Atlântico e o Pacífico pelo norte do Canadá. Uma viagem entre Seattle e Roterdão seria encurtada em A sociedade capitalista e as classes sociais
A estrutura social da sociedade capitalista está dividida em classes. A apropriação econômica é o principal definidor da estratificação social. Outras distinções oriundas de diferenciações de religião, de ocupação, de hereditariedade, entre outras, são secundárias se comparadas à distinção econômica.
Diferença entre classes e outros tipos de estratos:
- Classes não são estabelecidas por providências legais ou religiosas.
- Não se baseia em posição herdada (como nos estamentos ou castas). As pessoas podem ascender ao topo da pirâmide social sem pertencer a uma família considerada tradicional.
- Não existe restrição formal quanto ao casamento interclasse.
- A mobilidade social é maior (mesmo com dificuldades, a classe pode ser conquistada).
- No sistema de classes os fatores econômicos preponderam sobre todos os outros.
- As desigualdades se expressam na diferença de trabalho e arrecadação de cada um.
A hierarquia na sociedade capitalista está determinada pela