Primavera silenciosa
Introdução _____________________________________________________ 03
Materiais e Métodos _____________________________________________ 04
Desenhos demonstrativos _________________________________________ 05
Plasmólise e Deplasmólise ________________________________________ 06
Solução isotônica, hipertônica e hipotônica ____________________________ 07
Conclusão _____________________________________________________ 08
Referências_____________________________________________________ 09
INTRODUÇÃO
O presente trabalho aborda os mecanismos da plasmólise e deplasmólise. O objetivo foi visualizar em aula prática os seus mecanismos, o material usado em aula prática foi uma cebola roxa, e os desenhos demonstrativos são os que foram visualizados através de um microscópio. Há também as relações das soluções isotônicas, hipertônicas e hipotônicas, em células vegetais.
.
03
MATERIAIS E METÓDOS
1. MATERIAIS - Os materiais usados em aula foram: microscópio, lâmina, lamínula, solução de NaCl 9%, água destilada e cebola.
2. METÓDOS - O material escolhido para a análise foi a cebola roxa, e para conseguirmos visualizar as células, tivemos que primeiramente ligar o microscópio, em seguida abaixar totalmente a platina, através do charriot. O processo começa quando é recebido uma lâmina com um pedaço da película da cebola, a seguir coloca-se acima a lamínula. Leva-se ao microscópio, sobre a platina e com o charriot aproxima esta lâmina das lentes objetivas, destacando que neste primeiro experimento a objetiva escolhida foi a de número 4, que representa quatro mil vezes o tamanho do elemento. Deve-se ajustar o foco através dos parafusos de foco ou até mesmo do charriot, até obter a visualização das células, conforme o desenho número 01 da página 05.
04
DESENHOS DEMONSTRATIVOS
05
PLASMÓLISE E DEPLASMÓLISE
É um fenômeno que acontece quando a célula vegetal é submergida a um meio hipertônico, que provocará a liberação de água do