Pos graduação
Importância estratégica
Adaptado por: Amilton dos Reis Santana – Bacharel em Sistemas de Informação
Ameaças de toda ordem, do terrorismo internacional a catástrofes da natureza, põem em risco a segurança das instituições nacionais, das infraestruturas críticas (instalações, serviços e bens que, se interrompidos ou destruídos, provocariam sério impacto social, econômico, político, internacional ou à segurança nacional) e da própria sociedade.
A maior inserção internacional do País e suas crescentes responsabilidades econômicas e políticas demandarão providências preventivas e ativas de proteção do funcionamento de instalações industriais e de serviços públicos essenciais, o que exige serviços de inteligência capacitados e adequados. Nesse contexto, a “inteligência tecnológica” é ferramenta importante para a sinalização de potencial êxito de inovações tecnológicas, analisando-as e disponibilizando-as rapidamente aos atores de pesquisa, desenvolvimento e inovação.
Segurança Institucional diz respeito à preservação das instituições e de direitos constitucionais dos brasileiros, à proteção do meio ambiente e dos bens, tangíveis e intangíveis, de brasileiros. Trata-se, na verdade, de Segurança Nacional: consiste em conjunto de ações que objetivam assegurar o Estado Democrático de Direito, salvaguardando os princípios fundamentais previstos no Título I da Constituição Federal de 1988. Abarca instituições públicas e privadas nacionais, dentro do território, ou fora dele, em face de ameaças naturais, artificiais ou humanas.
Atenção internacional também vem sendo dada aos problemas gerados pelo consumo, produção, comércio e tráfico de drogas, lícitas ou ilícitas. É necessário que se busque a permanente compreensão desse fenômeno, participando dos esforços internacionais. Observatórios nacionais sobre drogas, além de prover necessidades internas de informação, permitem a troca de conhecimentos entre países e diferentes categorias de