Etica
Ética, “a ciência da conduta”, refere-se ao estudo dos juízos de apreciação da conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal.
Em suas derivações vimos que palavra ética vem do grego ethos, que pode se entender como “modo de ser” ou caráter.
Uma das possíveis definições de ética seria a de que é uma parte filosófica que lida com compreensão das nações e dos princípios que sustentam as bases da moralidade social e da vida individual. Em outras palavras, trata-se de uma reflexão sobre o valor das ações sociais consideradas tanto no âmbito coletivo como âmbito individual. Sendo assim, a ética apresenta-se inerente à vida humana e empresarial. Todos como agentes sociais, possuem o dever de prestar a contribuição que lhes seja possível para que se alcance um desenvolvimento duradouro.
A importância da ética é bastante evidenciada na vida pessoal e profissional de cada um, porque todos têm suas responsabilidades individuais e sociais. Tanto que várias profissões possuem seus códigos de ética e conduta consolidados, assim como, diversas empresas estão compondo comitês de ética, participando de auditorias éticas e elaborando seus códigos de ética, onde expõem seus compromissos adquiridos frente a cada um de seus interlocutores e expressão dos valores básicos que orientam suas atividades. Por que a ética nos negócios? No capitalismo atual nas últimas décadas, e não porque houve uma necessidade de cada administrador agir de acordo com o “bom mocismo”. O que é a ética nos negócios? Segundo Nash (1993, p.6): “Ética nos negócios é o estudo da forma pelo qual normas morais pessoais se aplicam às atividades e aos objetivos da empresa comercial. Não se trata de um padrão moral separado, mas do estudo de como o contexto dos negócios cria problemas próprios e exclusivos à pessoa moral que atua como um gerente desse sistema”. Podem ser compreendidas de forma crítica estas questões que dizem respeito ao surgimento da discussão