Primavera Silenciosa
Silenciosa
Autora do livro: Rachel Carson
Alunos: Michele e Valdeir
A historia do livro
• Publicado há 50 anos, o livro fez o primeiro alerta mundial sobre os efeitos nocivos do uso de agrotóxicos e questionou os rumos da relação entre o homem e a natureza.
• O DDT foi sintetizado em 1874.
• Em 1958, Carson recebeu carta de uma amiga, a jornalista Olga
Huckins contando sobre pássaros mortos em seu quintal, devido a pulverizações aéreas de DDT
O livro
Carson denunciou vários efeitos negativos do uso do DDT em plantações e em campanhas de prevenção de doenças. As aplicações não matavam apenas as pragas, mas também muitas outras espécies, inclusive predadores naturais dessas pragas. Esse pesticida, mostrou ela, atinge todo o ecossistema – solo, águas, fauna e flora – e entra na cadeia alimentar, chegando aos humanos.
O livro
• Segundo Carson, a “ecologia do solo” é gravemente afetada, pois o DDT mata organismos responsáveis pela drenagem do solo
• Alertou também para a contaminação das águas de superfície e subterrâneas, e ainda da água dos mares. Ela fala de “rios de morte”, em que, após pulverizações de pesticidas, toda a vida era eliminada. Quando os peixes não morriam, ficavam cegos ou contaminados, podendo até causar câncer em quem os ingerisse.
Efeitos do Livro
O DDT foi banido de vários países, a começar por Hungria
(1968), Noruega e Suécia (1970) e Alemanha e Estados
Unidos (1972). Hoje, a Convenção de Estocolmo sobre
Poluentes Orgânicos Persistentes, assinada por cerca de
180 países, restringe o uso do composto a casos especiais de controle de vetores de doenças. No Brasil, a fabricação, importação, exportação, manutenção em estoque, comercialização e uso do DDT só foram proibidos em 2009.
Efeitos do Livro
• Para Carson, a humanidade estava em guerra com a natureza. Em nome do progresso científico, os agrotóxicos eram anunciados como a maneira mais moderna de se erradicar pragas na agricultura e, com isso, resolver o problema da fome no