Primatologia
FCSH-UNL
Quais os principais motivos da agressão direta infantil e infanticídio entre os
Spider Monkeys (Ateles Hybridus ?
)
Mónica Sofia Ferreira Sousa
34792
Inicialmente, em conjunto com a pesquisa realizada sobre o tema inicial proposto, pretendo incluir uma pequena introdução relativa ao primata em questão neste trabalho. Taxonomicamente, os Spider Monkey1 encontram-se dentro de uma divisão de várias espécies, constituída por sete espécies e em sete sub-espécies. A espécie que importa, no caso em questão, está inserida na sub-familia Atelinae, espécie Ateles. Mais especificamente, Ateles Hybridus (Brown Spider Monkeys).
Esta espécie apresenta pelo comprido “desgrenhado”, membros delgados e uma cauda longa preênsil, onde na parte inferior existe uma parte sem pelos que serve como uma espécie de “adesivo”.2 Um macho adulto pesa cerca de 7,9 – 8,6 kg e uma fêmea adulta pesa cerca de 7,5 – 10,5 kg3, sendo que as fêmeas têm um clítoris alongado4, geralmente confundido pelas pessoas por um laço ou um pénis5, que possui um odor característico de forma a marcar o seu território.
Os Ateles Hybridus estão, de momento, em perigo crítico6 sendo considerados umas das 25 (vinte e cinco) espécies mais ameaçadas de todo o mundo. Eles estão atualmente classificados como criticamente em perigo, tendo uma distribuição restrita na Colômbia e na Venezuela, uma vez que existe um declínio acrescido no número da população em cerca de 80%, em relação aos últimos 45 (quarenta e cinco) anos. Isto deve-se, principalmente, à perda do habitat natural desta espécie e da caça realizada no mesmo.7 O seu habitat situa-se, principalmente, na Venezuela, nas florestas tropicais de alta e baixa altitude de 20 a 700 metros de altitude. Esta espécie passa muito do tempo na copa das árvores8, pendurada em galhos e movendo-se por braquiação.
Em termos de alimentação, os macacos aranha são, principalmente, frugívoros,