ÁREAS DA ANTROPOLOGIA
A antropologia é dividida em quatro áreas ou subdisciplinas: antropologia física (biológica); cultural; linguística e arqueológica. Embora possam ter abordagens diferentes, todas usam do mesmos métodos, estudam o homem no tempo e espaço, e utilizam a Antropologia aplicada, onde o antropólogo tenta resolver problemas práticos e leva em consideração a sua perspectiva.
Antropologia física.
Também conhecida como biológica, pois olha o ser humano como sendo um organismo biológico, tendo como especialização a anatomia do ser humano em sí. Estuda a evolução humana, a primatologia, crescimento e desenvolvimento e a adaptação humana. Atualmente há ainda a antropologia molecular, que é uma subdivisão da antropologia física e estuda os genes do ser humano, ajudando a compreender as diversidades dentro da "raça" humana.
Paleoantropologia.
É um estudo da evolução humana, visando endender como o ser humano foi se desenvolvendo até a forma que é o organismo que é hoje, analisa mudanças biológicas que foram ocorrendo no decorrer das eras.
Faz um estudo através dos primeiros mamíferos e primatas desde seu inicio até os dias atuais. Trata-se de um estudo biocultural, analisando tanto a biologia como a cultura de forma integrada. Utilizam os estudos em esqueletos fossilizados para tentar definir o percorrer da humanidade, tentando comparar tamanho e fomratos de fosseis entre diferentes espécies.
Lida com um período de tempo muito mairo que as outras áreas da antropologia.
Primatologia
Estuda os fósseis dos primatas e também os primatas atualmente (nossos parentes mais próximos), seus comportamentos (como vida em grupo e comunicação), e comparam com o ser humano, para definir semelhanças e também características únicas dos homens.
Crescimento humano, adaptação e variação.
Antropólogos podem também realizar estudos sobre como o crescimento e expansão da humanidade acarreta impactos ao meio ambiente, tais como poluição, pobreza e etc.
Como