Previões
A previsão da demanda é a base para o planejamento estratégico da produção, vendas e finanças de qualquer empresa. Permite que os administradores destes sistemas antevejam o futuro e planejem adequadamente suas ações. As previsões são usadas pelo PCP em dois momentos distintos: para planejar o sistema produtivo (longo prazo) e para planejar o uso (curto prazo) deste sistema produtivo.
A responsabilidade pela preparação da previsão da demanda normalmente é do setor de Marketing ou Vendas. Porém, existem bons motivos para que o pessoal do PCP/Logística entenda como esta atividade é realizada:
A previsão da demanda é a principal informação empregada pelo PCP na elaboração de suas atividades;
Em empresas de pequeno e médio porte, não existe ainda uma especialização muito grande das atividades, cabendo ao pessoal do PCP (geralmente o mesmo de Vendas) elaborar estas previsões.
Em gestão de produção e operações, muitos dos recursos têm “materialidade”, têm existência física, como máquinas, equipamentos, instalações, materiais e pessoas. Esses recursos físicos têm uma característica importante para o gestor: inércia decisória. Isso quer dizer que as decisões com relação a esses recursos levam tempo para tomar efeito, ou seja a situação permanece inalterada., inerte, durante esse período de tempo mesmo depois de a decisão ter sido tomada.
Como diferentes decisões têm inércias decisórias diferentes, previsões de diferentes horizontes são necessárias para um adequado suporte à decisão.
Previsão, principalmente de demanda, é, em geral, um dos assuntos mais controversos dentro das organizações dentro das organizações e um dos que mais suscitam polêmica entre setores. Em muitas empresas confundem-se os conceitos de previsões e metas.
Previsões são estimativas de como se vai o mercado demandante no futuro, são especulações sobre potencial de compra do mercado. Metas são a parcela desse potencial de compra do mercado a que a empresa deseja atender e pode