previsão e séries temporais
Prever é a arte e a ciência de predizer eventos futuros. Isso pode envolver a utilização de dados históricos e a sua projeção no futuro com algum tipo de modelo matemático. A previsão pode ser subjetiva ou intuitiva. Pode também ser uma combinação disso, isto é um modelo matemático ajustado segundo critério de um administrador.
HORIZONTE DE TEMPO DAS PREVISÕES
Uma previsão costuma ser classificada pelo horizonte de tempo futuro que ela cobre. Os horizontes de tempo se subdividem em três categorias:
1-Previsão de curto prazo. Esta previsão tem uma abrangência de tempo de até um ano, mas geralmente menos que três meses. É utilizada para trabalho, alocação de tarefas e níveis de produção. Esta previsão tende a ser mais exata do que as de longo prazo. Os fatores que influenciam a demanda se modificam a cada dia. Desse modo à proporção que o horizonte de tempo se estende, é provável que a exatidão de uma previsão diminua. Previsões de vendas devem ser atualizadas regularmente, após cada período de vendas as previsões devem ser revistas e verificadas.
2-Previsão de médio prazo. Uma previsão de médio prazo, ou intermediária, geralmente se estende por 3 meses a 3 anos. É útil para planejamento de vendas. É útil para planejamento de vendas, planejamento e orçamento da produção, orçamento financeiro e análise de diversos planos de operação.
3-Previsão de longo prazo. Estendendo-se geralmente por três anos ou mais, as previsões de longo prazo são utilizadas no planejamento de novos produtos, gastos de capital, localização ou expansão de instalações e pesquisa e desenvolvimento.
As previsões de médio e longo prazos tratam de questões mais abrangentes , como a implementação de algumas decisões de instalações, como a decisão de abrir uma nova fábrica etc, que podem levar de 5 a 8 anos do surgimento da ideia à sua conclusão.
TIPOS DE PREVISÕES
1-PREVISÕES ECONÔMICAS: Tratam do ciclo do negócio, prevendo taxas de inflação, câmbio, fontes de