PREVISÃO DE DEMANDA
MBA EXECUTIVO EM GESTÃO EMPRESARIAL E LOGÍSTICA
PREVISÃO DE DEMANDA
Carolina Botelho
Luiz Carlos
Patricia Ervina Furtado
Joinville, 31 de Outubro de 2013
INTRODUÇÃO
A previsão de demanda ou previsão de vendas tem um papel fundamental na utilização de recursos materiais, de maquinário e de mão-de-obra de uma empresa.
Com base na previsão de demanda podemos planejar e utilizar de forma adequada e eficaz os recursos disponíveis na empresa.
Também através da previsão de demanda podem ser tomadas decisões estratégicas nas empresas. Os mercados a serem explorados bem como a concorrência estão em constante mudança, exigindo o menor erro possível das previsões bem como uma constante análise da mesma.
Traremos algumas bases teóricas para melhor entender como as previsões de demanda são feitas.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
Segundo Moacir Paranhos Filho, o gerenciamento da capacidade inicia-se com a previsão de vendas, sendo o primeiro passo do processo. A previsão de vendas é de grande importância para as organizações, pois as consequências de uma boa ou má previsão é significativa, já que o resultado das decisões advindas das previsões sofre certa inércia até aquelas surtirem o efeito desejado.
Nesse processo uma sequencia de informações encadeadas, a partir da previsão de vendas e chegando até a operação de produção, origina ações que devem ser executadas como em um sistema de engrenagens, uma acionando a outra.
A qualidade das previsões certamente é muito importante e deve considerar as melhores informações possíveis, já o aparato produtivo tem que estar dimensionado para rápidas reações de mudanças tanto de demanda, quanto de modelo.
Existem várias metodologias de previsão de vendas, mas todas tentam decifrar o futuro olhando para as tendências, para os dados históricos e para os períodos de sazonalidade, com objetivo de