Previdência Social
INTRODUÇÃO:
A Previdência Social é um seguro que garante a renda do contribuinte e de sua família . É uma instituição pública que tem como objetivo reconhecer e conceder direitos aos seus segurados. A renda transferida pela Previdência Social é utilizada para substituir a renda do trabalhador contribuinte, quando ele perde a capacidade de trabalho, seja pela doença, acidente,gravidez, invalidez, idade avançada, morte e desemprego involuntário, ou mesmo a maternidade e a reclusão.
Oferece vários benefícios que juntos garantem tranqüilidade quanto ao presente e em relação ao futuro assegurando um rendimento seguro. Para ter essa proteção, é necessário se inscrever e contribuir todos os meses.
A Previdência se divide em três segmentos distintos, (Previdência Social, Saúde e Assistência Social), cada um seguindo as características de seus segurados, e estabeleceu normas de controles financeiros e operacionais. No entanto se prevalece não apenas a estabelecer e controlar normas e financiamentos, de inicio há extrema necessidade de uma maior preocupação nos mecanismos de controles que possa acompanhar individualmente as concessões de benefícios e o rastreamento dos procedimentos adotados.
MISSÃO:
“Garantir proteção ao trabalhador e sua família, por meio de sistema público de política previdenciária solidária, inclusiva e sustentável, com o objetivo de promover o bem-estar social.”
VISÃO:
“Ser reconhecida como patrimônio do trabalhador e sua família, pela sustentabilidade dos regimes previdenciários e pela excelência na gestão, cobertura e atendimento.”
SOBRE A PREVIDÊNCIA .
A Previdência Social é formada por um conjunto de programas e benefícios que têm por fim garantir recursos necessários à manutenção de seus segurados e dar amparo público aos não-contribuintes do sistema. Salientando é uma parte integrante de toda a amplitude que forma a Seguridade Social, ou, como preferem alguns, “Seguro Social”. Compete não só a União,