Fundações
DEPARTAMETO DE ENGENHARIA CIVIL
CURSO DE BACHERALADO EM ENGENHARIA CIVIL
Pré-adensamento Utilizando Estacas
Verticais de Areia em Solos Argilosos
RIO BRANCO
Julho de 2013
GILVAN FERREIRA DA SILVA JUNIOR
Pré-adensamento Utilizando Estacas Verticais de Areia em Solos Argilosos
Trabalho apresentado à disciplina Fundações, Aplicada ao curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Acre.
Prof. Msc. Marcelo Borges
RIO BRANCO
2013
Sumário
1.0 INTRODUÇÃO
Solos argilosos apresentam baixo índice de permeabilidade e quando através de sondagens é verificado que estes apresentam-se bem saturados uma drenagem forçada se faz necessário para se evitar que futuros recalques, ocasionados pela drenagem lenta da água, comprometam a construção.
Segundo RODRIGUES os drenos verticais são, na atualidade, umas das formas mais comuns de aceleração de recalque quando o assunto é a execução de aterro sobre solos argilosos moles, ou seja em solos com alto nível de saturação.
Os drenos verticais começaram a ser usados no final dos anos 70 nos projetos geotécnicos e de construções industriais sobre solos compressíveis, os quais sempre requerem algum tipo de adensamento desta camada.
O presente trabalho visa obter um conhecimento básico sobre esta técnica de adensamento utilizada em solos argilosos. Foram pesquisadas dissertações, artigos e sites da WEB.
2.0 DRENOS VERTICAIS DE AREIA
É um método utilizado para estabilização de aterros, principalmente para consolidação de sua fundação. Este método visa aumentar em curto prazo o adensamento da camada mole, a sua resistência ao cisalhamento e melhoria da capacidade de suporte, través de drenos verticais. Este drenos são constituídos de tubos com diâmetro variados, geralmente entre 20 a 60cm, de acordo com nível de adensamento e rapidez com que se deseje obter o resultado