previdencia
FENOMENOLOGIA
FRANCIELLEN ALVES NASCIMENTO VELOSO
Barra do Garças-MT, setembro de 2014.
FACULDADES UNIDAS DO VALE DO ARAGUAIA
FENOMENOLOGIA
FRANCIELLEN ALVES NASCIMENTO VELOSO
Trabalho apresentado pela acadêmica Franciellen Alves Nascimento Veloso, ao 1º Ano do Curso de Bacharelado em Serviço Social das Faculdades Unidas do Vale do Araguaia-UNIVAR, como pré-requisito de avaliação parcial na disciplina Introdução a Filosofia, sob a orientação do Prof. Welington Fernandes de Lima.
Barra do Garças-MT, setembro de 2014.
PETRELLI, Rodolfo. Fenomenologia: teoria, método e prática. Goiânia: Ed da UCG, 2001.
Capítulo I-Teoria
A fenomenologia é a ciência que se aplica ao estudo dos fenômenos: dos objetos, dos eventos e dos fatos da realidade.
Fenômeno de origem grega, quer dizer aparência. Então fenômeno é a dimensão sensível percebível da realidade. O fenômeno é a manifestação da realidade, de um fato e não apenas de um objeto.
Fato é um objeto abstrato da ordem lógica causal, temporal e relacional, o mesmo tem que ser constatado, averiguado, comparado e descrito, no seu desvelamento espaço-temporal.
Desse modo, Husserl, propõe uma fenomenologia como ciência eidética ou ciência das essências universais e, por isso, recupera, na sua proposta, tanto o idealismo moderno de Hegel. Heidegger propõe uma fenomenologia como ciência das essências singulares, preocupando-se com a função individualizante do conhecimento.
O termo fenomenologia foi usado, pela primeira vez, por Lambert (1764), filósofo enciclopedista francês, entendendo por fenomenologia