PREVIDENCIA SOCIAL
CONCEITO
Previdência social é uma instituição pública, que visa o bem estar e a segurança do indivíduo e que fornece um seguro social ao contribuinte de forma que quando ele não poder mais se submeter ao trabalho sua renda seja substituída.
OBJETIVO
A previdência tem como objetivo proteger o trabalhador e sua família, por meio do seu sistema, mais para isso é atribuído contribuições mensais que são os segurados obrigatórios, que tanto pode ser um trabalhador urbano ou rural, num entanto que tenham atividades remuneradas e acima de 16 anos (como menor aprendiz) que são eles empregados de carteira assinada, domesticas, contribuintes individuais ou seja empresários ou autônomos Entre outro. Essas contribuições tanto pode ser com vínculo empregatício como sem vínculo por meio da contribuição individual Nacional do Seguro Social (INSS), No caso dos trabalhadores formais, isto é com vinculo as atribuições são recolhidas do seu salário por seus empregadores e os individuais são recolhidas por conta própria. Para ser adquirido o seguro, quando não a mais possibilidade de trabalho através de: Doenças; Invalidez; Gravidez; Velhice; Maternidade; Reclusão ou Morte.
FUNDAMENTAÇÕES
A previdência básica deve funcionar com condições dignas para todos, inclusive para os que tem renda menor entre a população.
A previdência não tem benefícios de 100% do salário ou da renda do trabalhador.
A previdência nunca irá fazer um pagamento de benefício se não estiver clara a fonte de custeio ou seja nos meios financeiros obtidos nos pagamentos das prestações da seguridade social.
REFERENCIAS
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/previdencia_social.pdf http://www.egov.ufsc.br/portal/conteudo/fontes-de-custeio-da-seguridade-social http://www.dca.ufrn.br/~ricardo/files/principios-de-previdencia%20%28IDEAS%29.pdf