prevenção do câncer de mama
Fatores de Risco
Os principais fatores de risco para o câncer de mama estão ligados a idade, aspectos endócrinos e genéticos.
Além de fatores endócrinos possuem risco aumentado as mulheres com história de menarca precoce (idade da primeira menstruação menor que 12 anos), menopausa tardia (após os 50 anos), primeira gravidez após os 30 anos, e terapia de reposição hormonal pós-menopausa, principalmente se prolongada por mais de cinco anos. Outros fatores incluem a exposição a radiações ionizantes em idade inferior a 40 anos, a ingestão regular de bebida alcoólica, mesmo que em quantidade moderada, obesidade, principalmente quando o aumento de peso se dá após a menopausa, e sedentarismo . A prática de atividade física e o aleitamento materno exclusivo são considerados fatores protetores.
O que é câncer de mama?
É uma doença causada pela multiplicação anormal das células de mama que causam tumor maligno.
O CANCÊR DE MAMA TEM CURA, SE DESCOBERTO NO INÍCIO.
Como é possível descobrir doença cedo?
Por meio da realização de alguns exames, principalmente do exame clínico das mamas e da mamografia.
Para o controle do câncer de mama, algumas mulheres devem realizar exames periodicamente, mesmo que não tenham alterações em suas mamas.
O DIAGNÓSTICO PRECOCE AUMENTA A CHANCE DE CURA DO CÂNCER DE MAMA.
Sintomas mais comuns:
O sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular, mas há tumores que são de consistência branda, globosos e bem definidos. Outros sinais de câncer de mama são edema cutâneo semelhante à casca de laranja; retração cutânea; dor, inversão do mamilo, hiperemia, descamação ou ulceração do mamilo; e secreção papilar, especialmente quando é unilateral e espontânea. Podem também surgir linfonodos palpáveis na axila.
Quem