Prevenção de infecção hospitalar
# Uso de avental fechado, devendo este ser retirado para as refeições;
# Não utilizar avental de outra instituição;
# Não sentar no leito do paciente;
# Manter cabelos sempre presos, ou usá-los curtos;
# Não fazer uso de joias, ou qualquer outro adorno;
# Manter unhas limpas, curtas e sem esmalte;
# Não se alimentar no posto de enfermagem;
# Não usar chinelos e sandálias, apenas sapato fechado;
# Avisar a chefia se estiver resfriado, com diarreia e com feridas infectadas.
# Não transitar pelo hospital com alimentos (cafés, pacotes de bolacha, chás, pães, etc...) LAVAGEM DAS MÃOS Constitui no ato de lavar as mãos com água e sabão, visando a remoção de bactérias transitórias e algumas residentes, além de sujidades, pelos, suor, oleosidade e células descamativas. QUANDO LAVAR AS MÃOS?
Ao chegar na unidade; Antes e após utilizar o banheiro, se alimentar, pentear os cabelos, limpar e assoar o nariz, fumar, tocar qualquer parte do corpo; Antes de preparar medicamentos e administrar; Antes e após curativos; Antes e após procedimentos no paciente, se sujidade visível ou presença de matéria orgânica; Antes e após procedimentos diferentes no mesmo paciente; se contaminação com matéria orgânica. Após o contato com fezes, urina, sangue, saliva, escarro, secreções purulentas ou outras secreções, materiais, equipamentos e roupas contaminadas. Ao final do trabalho.
SEGREGAÇÃO DE RESÍDUOS .
Saco Branco – Não corta e não perfura Caixa Perfurocortante – Corta e perfura Ex: bolsas de sangue, curativos, algodão, gaze, uropen, luvas, cotonetes, sonda vesical, nasogástrica, nasoenteral (sem mandril), bolsa coletora de urina ou colostomia,