Atuacao do Enfermeiro na Deteccao e Prevencao da Infeccao Hospitalar
As infecções hospitalares constituem um grave problema de saúde pública no Brasil, pois estão entre as principais causas de morbidade e letalidade. Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica, com os objetivos de identificar a atuação do enfermeiro na detecção e prevenção da infecção hospitalar, conceituar a infecção hospitalar e conhecer os meios utilizados para eliminá-las ou minimizá-las.
Consultou-se as bases de dados Literatura Latino Americana e do Caribe em
Ciências da Saúde e Scientific Electronic Library Online, a partir da combinação dos
Descritores em Ciências da Saúde. Conceitua-se infecções hospitalares, toda infecção adquirida após a admissão do paciente em ambiente hospitalar ou até 72 horas após sua alta, sempre que esta infecção seja relacionada com a internação.
Os enfermeiros, devem realizar ações de prevenção e controle de infecção hospitalar, considerando que seu controle é parte da assistência direta ao paciente.
Os cuidados para eliminar ou minimizar as infecções em um hospital envolve treinamento de equipe, educação continuada presente e atuante nos mais diversos setores. Os resultados preliminares tem mostrado que o comprometimento e a conscientização, da equipe de enfermagem e de todos os profissionais da saúde é vital, quanto a utilização correta dos equipamentos de proteção individual, da higienização correta das mãos e das técnicas livres de qualquer tipo contaminação.
Descritores: infecção hospitalar, controle de infecção, enfermeiro.
2. INTRODUÇÃO
As infecções hospitalares constituem um grave problema de saúde pública no
Brasil, pois estão entre as principais causas de morbidade e letalidade
(BITTENCOURT et al., 2009). Tais infecções alarmam os trabalhadores da saúde e seus pacientes desde os mais remotos tempos. Com a enfermagem moderna, passou-se a buscar uma melhor forma de atendimento em benefício do paciente.
Os cuidados para eliminar ou minimizar as infecções em um hospital, bem como sua