Ações de enfermagem na prevenção de infecção hospitalar no idoso
PRISCILLA AQUINO
AÇÕES DE ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO DE INFECÇÃO
HOSPITALAR NO IDOSO INTERNADO
Itabuna – Bahia
2011
PRISCILLA AQUINO
AÇÕES DE ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO DE INFECÇÃO
HOSPITALAR NO IDOSO INTERNADO
Projeto apresentado a Faculdade de Tecnologia e Ciências FTC, do Curso de Enfermagem à prof. Regineide Xavier como crédito da disciplina pesquisa orientada I.
Itabuna – Bahia
2011
1. PROBLEMA
Quais as ações desenvolvidas pela enfermagem, para a prevenção e controle de infecção hospitalar aos idosos internados?
2. HIPÓTESE
A Enfermagem vem aprimorando sua assistência na prevenção de Infecção hospitalar em idosos, através das ações que estão diretamente relacionadas com práticas seguras, como higienização e técnicas assépticas que visam a redução de infecções Hospitalares
3. JUSTIFICATIVA
A justificativa desse estudo se dá pela importância do aprofundamento sobre a questão da prevenção e controle de infecção hospitalar junto à população idosa internada. Conforme a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa (BRASIL, 2006) em conformidade com as finalidades da Portaria da Política Nacional da Saúde do Idoso, de recuperação, manutenção e promoção da autonomia da independência dos indivíduos idosos, é proposto um direcionamento de medidas coletivas e individuais de saúde para esse fim. Acreditam-se serem importantes as pesquisas relacionadas ao idoso indo ao encontro as necessidades de saúde e a criação de mecanismos cada vez mais específicos aos idosos. A relevância na abordagem ao idoso se dá por ser um grupo populacional em crescente aumento e que merece o investimento em tecnologias de saúde e aprofundamentos científicos como contribuições para a melhoria das suas condições de saúde.
3.
4.