Prevenção da cárie dentária
Semânticamente, a prevenção é o ato de prevenir, que por sua vez é a ação de precaver, chegar antes, de modo que se evite o dano ou mal, impedindo-o que se concretize. Enquanto a etiologia, na biologia, é o estudo sobre a causa ou a origem de uma determinada doença. Sendo assim, é importante adaptar esses valores para o conhecimento clínico odontológico no sentido da prevenção e manutenção.
A problemática da saúde bucal inclue as cáries dentais e as periodontopatias, que são tidas como os flagelos da odontologia. Caso não existissem, pouco restaria para as manobras terapêuticas da clínica odontológica.
Melhorar as condições de saúde bucal e reduzir desigualdades em saúde implica, necessariamente, no envolvimento ativo da profissão odontológica em estratégias de promoção de saúde bucal. Nesse sentido, a promoção de saúde enfoca os determinantes da saúde, fatores socioeconômicos e ambientais, além da saúde individual relacionada a elementos comportamentais.
A presente pesquisa bibliográfica aborda as causas das principais enfermidades que afligem a cavidade oral, bem como os métodos de prevenção convenientes. Tece sobre as causas nem sempre biológicas desses males, numa tentativa de se aproximar do modelo biopsicosociocultural vigente na contemporâneidade.
2 ETIOLOGIA DA CÁRIE E DAS DOENÇAS PERIODONTAIS A cárie dentária e as periodontopatias têm características próprias entre si, divergem em alguns pontos e em outros são coincidentes. A etiologia de ambas é aceita como decorrente da presença e atuação da placa bacteriana nos seus vários aspectos.
A cárie é um processo infeccioso e transmissível, de origem externa, causando a destruição dos tecidos dentais duros, por ácidos produzidos pelos micro-organismos da placa bacteriana, resultando finalmente na forma de uma cavidade.
A cavidade bucal abriga, em condições de normalidade, centenas de diferentes espécies de micro-organismos entre bactérias, fungos,