Biologia molecular na odontologia
- Estabelecer a base genética para a carie dentaria fornecera subsidios para o desenvolvimento de novas estrategias de prevencao, diagnostico, tratamento, avaliacao de risco e compreensao de sua patogenese.
- A sequencia do genoma humano combinada com os avanços na biologia molecular e nas tecnologias de informática culminou com o aparecimento de novas áreas de estudo. Alem disso, a biologia molecular tem sido usada para identificar novas especies bacterianas, auxiliando a definir seu papel na patogenese da carie dentaria.
- Através de analises foi descoberto que O Streptococcus mutans é o principal agente causador da carie dentaria. Apesar de aproximadamente trezentas especies bacterianas terem sido associadas com a placa dentaria, somente a presenca do S. mutans tem sido ligada a formacao dessa doenca em humanos. Tal estudo forneceu bases para futuras estratégias de tratamentos para a carie dentaria.
- Existe também a suscetibilidade genética a carie dentaria. No século XX os pesquisadores já avaliavam essas condições. Tais estudos indicavam que a herança genética tinha participação na carie dentaria, mas as conclusões eram de que esta herança era apenas um fator contribuinte. - O cirurgião-dentista tem o papel de aplicar a tecnologia em genética molecular na prevenção da carie dentaria, e existem inúmeros métodos para a analise do DNA que pode ser aplicada em sua clinica.
- Os avanços tidos na biologia molecular e nas tecnologias geradas nos últimos anos permitiram que novas abordagens acerca da carie dentaria e de outras doenças bucais fossem utilizadas. A obtenção de novos conhecimentos irão propiciar a melhoria da qualidade dos tratamentos e por consequência a qualidade de vida de uma grande massa populacional.
***********opinião!!!
As técnicas de biologia molecular foram um grande avanço, trouxe benefícios significativos a população e ampliou os