PRESSÃO ATMOSFÉRICA
ENGENHARIA CIVIL.
FENÔMENOS DE TRANSPORTE - EXPERIMENTAL
JÉSSICA AZEVEDO COELHO
GLÁUCIA DE SOUSA ALVES
PRESSÃO ATMOSFÉRICA E
PRINCÍPIO DA BOMBA CENTRÍFUGA
GOIÂNIA
06/03/13
JÉSSICA AZEVEDO COELHO
GLÁUCIA DE SOUSA ALVES
PRESSÃO ATMOSFÉRICA E
PRINCÍPIO DA BOMBA CENTRÍFUGA
Relatório de aula prática referente ao experimento nº 02 da disciplina de Fenômenos de Transporte.
Professora: Lucidarce Martins da Matta
GOIÂNIA
06/03/13
INTRODUÇÃO
O instrumento usado para medir a pressão atmosférica designa-se por barômetro, e o seu princípio de funcionamento foi descoberto por Evangelista Torricelli (1608 - 1647).
Torricelli usou um longo tubo de vidro fechado apenas numa das extremidades, encheu-o totalmente com mercúrio e emergiu a extremidade aberta em mercúrio contido num recipiente, tendo cuidado para que durante este procedimento não entrasse ar para o tubo.
O tubo com mercúrio ficou assim na vertical, com a abertura em contato com o mercúrio contido no recipiente. Torricelli observou que a coluna de mercúrio desceu, medindo agora 0.76 m desde a superfície do mercúrio no recipiente, até ao topo da coluna. Na parte superior do tubo que ficou sem mercúrio, praticamente não existe ar, logo a pressão no ponto C é nula.
Como os pontos A e B se encontram ao mesmo nível, a força por unidade de área que ambos sentem é a mesma, ou seja, os dois pontos possuem a mesma pressão. No caso do ponto A, a pressão é devida à força gravitacional associada à coluna de mercúrio, e no ponto B, em contacto com ar, a sua pressão é igual à pressão atmosférica.
Assim, basta calcular a pressão em A, de modo a se conhecer o valor da pressão atmosférica.
Já as bombas Centrífugas são bombas hidráulicas que têm como princípio de funcionamento a força centrífuga através de