AVA- aula tema 3 - 1º semestre
O projeto criado pelo CDI (Comitê para Democratização da Informática) juntamente com as comunidades do Chapéu da Mangueira e Babilônia pode ser considerado de sustentabilidade, pois possui as características de um projeto que pode ser mantido por um longo período, sendo que sua preocupação refere-se a fatores sociais que objetivam contribuir para a melhoria da qualidade de vida das comunidades. O objetivo geral desse projeto é desenvolver uma ação mobilizadora, capaz de promover a articulação entre diferentes setores da economia: poder público, sociedade civil e iniciativa privada. Dentre os objetivos específicos estão:
Confeccionar o portal comunitário do alto Leme, que servirá para trazer informações locais, históricas, turísticas da comunidade, serviços oferecidos, oportunidades de emprego e etc, sendo que esse site será alimentado por pessoas da comunidade que serão capacitadas no uso das ferramentas em um curso promovido pelo CDI.
Articular as comunidades para formalização de parcerias que possam promover melhorias efetivas na região, como saneamento básico, coleta de lixo, infraestrutura local, distribuição de energia elétrica, etc, sendo que essa articulação será feita com ONGs, governos, empresas e quaisquer atores que possam influenciar e ajudar para que as ações sejam colocadas em prática. O público-alvo desse projeto são os líderes e moradores das comunidades do Chapéu Mangueira e Babilônia, localizadas na Zona Sul do Rio de Janeiro.
2. PROJETO: ECONOMIA DE ÁGUA E SUSTENTABILIDADE
A água é um bem natural precioso e, segundo especialistas, se o consumo se mantiver nos níveis atuais, onde há muito desperdício, no futuro a população poderá enfrentar inúmeros problemas pela falta da mesma(2). No planeta Terra, noventa e sete por cento da água é salgada, que vêm de mares e oceanos, dois por cento formam geleiras inacessíveis e, somente um por