pressão arterial
ARTERIAL
Significam uma medida de pressão calibrada em milímetros de mercúrio (mmHg). O primeiro número, ou o de maior valor, é chamado de sistólico, e corresponde à pressão da artéria no momento em que o sangue foi bombeado pelo coração.
O segundo número, ou o de menor valor é chamado de diastólico, e corresponde à pressão na mesma artéria, no momento em que o coração está relaxado após uma contração. O QUE SIGNIFICAM OS NÚMEROS DE UMA MEDIDA DE
PRESSÃO ARTERIAL
Não existe uma combinação precisa de medidas para se dizer qual é a pressão normal, mas em termos gerais, diz-se que o valor de 120/80 mmHg é o valor considerado ideal.
Contudo, medidas até 140 mmHg para a pressão sistólica, e
90 mmHg para a diastólica, podem ser aceitas como normais.
O local mais comum de verificação da pressão arterial é no braço, usando como ponto de ausculta a artéria braquial.
O equipamento usado é o esfigmomanômetro ou tensiômetro, vulgarmente chamado de manguito, e para auscultar os batimentos, usa-se o estetoscópio.
Regulação da Pressão Arterial: Sistema Renina-AngiotensinaAldosterona
• Uma queda na pressão arterial (1) provoca a liberação de renina, uma enzima renal.
• Por sua vez, a renina (2) ativa a angiotensina (3), um hormônio que provoca contração das paredes musculares das pequenas artérias
(arteríolas), aumentando a pressão arterial. • A angiotensina também desencadeia a liberação do hormônio aldosterona pelas glândulas adrenais (4), provocando a retenção de sal (sódio) e a excreção de potássio.
• O sódio promove a retenção de água e, dessa forma, provoca a expansão do volume sangüíneo e o aumento da pressão arterial.
Diagnóstico e Classificação
Medida da Pressão Arterial
• A medida da PA deve ser realizada em toda avaliação de saúde por médicos das diferentes especialidades e demais profissionais da área
de saúde, todos devidamente treinados.
• O