Pressão arterial
A pressão arterial consiste na força que o sangue passa pelos inúmeros vasos sanguíneos, bombeado pelo coração de forma a conseguir chegar a todas as partes do seu corpo. Esta é determinada consoante os batimentos cardíacos e as pausas feitas pelo músculo, por isso o seu valor é dado pela pressão arterial sistólica e pressão arterial diastólica.
Uma forma muito simples de perceber como a pressão arterial funciona é igualar o nosso corpo a uma casa, em que os nossos vasos sanguíneos é toda a canalização da mesma. Isto é, estes canos aguentam uma certa pressão da sua água a passar por eles, porém quando esta pressão diminui, a água não chega aos pontos mais elevados, e quando esta está demasiado elevada por mesmo rebentar com os canos, existir fugas ou mesmo dilatação dos canos, prejudicando assim toda a canalização existente. Assim, a canalização da casa são todos os seus vasos sanguíneos, e o seu sangue a água que passa nos mesmos, por isso é essencial que o seu sangue passe pelos vasos sanguíneos com uma pressão dentro dos limites ditos normais para que os seus vasos sanguíneos não fiquem danificados, ou culmine mesmo em outros problemas de saúde derivados disso.
Se por um lado a pressão alta pode trazer problemas bastante sérios para a sua saúde, a pressão baixa pode igualmente danificar o seu bem-estar e trazer-lhe imenso mau estar que vai estragar o seu dia-a-dia. É certo que a pessoa só sabe que está com os valores da pressão arterial diferentes do que é esperado quando sente alguns dos muitos sintomas possíveis, no entanto é imprescindível que estes