TEORIA DA DECISÃO
CAMPUS DE PARNAÍBA
CURSO: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
DISCIPLINA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO II
PROFESSORA: MARA ÁGUIDA
ALUNO: THIAGO DE VICENAR SOUZA FRANÇA
TRABALHO SOBRE O LIVRO TEORIA DA DECISÃO
1º) Dentro da abordagem do livro: Teoria da Decisão discorra sobre: definição, paradigmas, fundamentos analíticos e métodos multicritérios?
O autor passa ao leitor de forma culta e simples as formas e métodos para se decidir, ou seja, definir uma escolha, tanto no âmbito selecionador como no planejamento do trabalho a ser executado. A decisão é algo que faz parte do cotidiano do gestor, tendo que fazê-la da melhor forma possível para que no futuro não se torne um fracasso.
Repassa também que o ato de definir não se refere completamente à inteligência do definidor, existem muitos métodos que devem ser relevados para que se tome uma conclusão que seja satisfatória em todo o processo de escolha, cita como exemplo o grau de ajustamento entre a cultura da organização, partido político e família, porém podemos somar outros conceitos como saúde, tanto física como psíquica, ou também os recursos para que esses profissionais desempenhem da melhor forma seu papel na organização, entre outros.
A decisão pode se dar de forma solitária, quando o definidor se confina para refletir sobre o futuro de sua resposta, ou também de forma coletiva, onde todos participam e dão sugestões, tentando alcançar a melhor maneira para se chegar àquilo que é almejado.
Apesar de quase nunca as pessoas se questionarem e chegarem a uma avaliação sobre seu desempenho como tomador de decisão, sabemos que é necessário, e que existem etapas para que ocorra de modo satisfatório, podendo citar como primordial o foco naquilo que se é proposto, ou seja, ter certeza que estamos tentando resolver o verdadeiro problema e não algum inexistente; tentar evitar o envolvimento emocional, evitando as armadilhas psicológicas; colher informações que achar relevante e em